Letras Uni-BH

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domingo, 17 de junho de 2012

Projeto Revista Acadêmica

“Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984)

Justificativa:
A Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, foi a primeira manifestação coletiva de arte moderna no país. Reuniu, no Teatro Municipal de São Paulo, representantes de todas as artes: música, literatura, pintura, escultura, arquitetura e dança.
Esse caráter inaugural – de primeira manifestação coletiva de arte moderna no Brasil – não justifica, por si só, o interesse pelo assunto. Devemos tomar em conta que essa reunião de artistas vanguardistas representou um marco e modificou, de modo irreversível, a maneira pela qual o nosso país era visto, por seus cidadãos e pelos cidadãos do resto do mundo.
Não obstante isso, não são muitos os brasileiros que conhecem a Semana de Arte Moderna de 1922, ou os efeitos que ela produziu no campo das artes e na autoestima da população de forma geral. Curioso é que o cidadão médio brasileiro –  e já nem sequer esse, mas até alunos de Letras –  não seja capaz de reconhecer-se beneficiário do legado dos modernistas de 22 e, portanto, a importância daquele movimento.
Diante desse quadro, e por iniciativa do Prof. Mário Alex, os professores do 3º módulo (turma ING3AN-DIA) do curso de Letras do Uni-BH decidiram constituir, como objeto e produto final do TIG (Trabalho Interdisciplinar de Graduação), a Semana de Arte de 1922.  As disciplinas que constituem o módulo são: Literatura Brasileira: Poesia,  Sintaxe da Língua Portuguesa, Sintaxe da Língua Inglesa, Semântica e Pragmática e Linguística Românica, além da disciplina do TIG.
Diante da conjunção desses conteúdos e disciplinas, e do objeto desse modo constituído, depois de muita deliberação entre os professores (Mário Alex Rosa, Wagner Carvalho, Soraya Bernardes, Aparecida Teodoro e Anne Navarro), decidiu-se por realizar uma revista eletrônica, composta por artigos, entrevistas e resenhas produzidos pelos alunos do TIG e que tivessem, como temática, abordagem interdisciplinar de algum aspecto do Modernismo no Brasil ou de algum tema colateral.
A escolha por revista eletrônica tem pelo menos três justificativas: uma primeira tem que ver com o letramento do digital do aluno de Letras do Uni-BH, quem, na condição de futuro professor em formação, é um multiplicador desse conhecimento; a segunda tem que ver com a familiarizar o aluno de Letras com o ambiente das publicações acadêmicas, suas contingências e exigência; por último, cabe reconhecer a importância das revistas publicadas pelos protagonistas do modernismo brasileiro[1], e homenagear o movimento publicando não um jornal ou um livro, mas uma revista.
Além da revista eletrônica, decidiu-se que o Sarau Literário do Curso de Letras, que seria realizado durante o semestre, teria como tema a Semana de Arte Moderna. Desse modo, o assunto seria divulgado para além da disciplina, e chegaria ao conhecimento não só dos demais alunos do Curso de Letras, como também dos demais membros da comunidade acadêmica.
Durante o evento, que aconteceu na noite do dia 16 de maio, no Teatro Ney Soares, e que contou com a participação de alunos e professores do curso, os alunos do TIG apresentaram poemas e exposição de obras.
 Objetivos:
Dar a conhecer, aos alunos envolvidos e aos leitores da revista, o objeto Semana de Arte Moderna de 1922, seus artistas, seus realizadores e suas decorrências.
Dar a conhecer ao aluno do TIG a metodologia dos projetos de trabalho.
Colocar o aluno do TIG em contato com a realidade da publicação acadêmica, tanto como leitor quanto como escritor de gêneros textuais acadêmicos.
Metodologia:
Revisão bibliográfica: leitura da bibliografia relacionada à Semana de Arte Moderna e à metodologia dos Projetos de Trabalho.
Visita a endereços eletrônicos em que se possam apreciar obras de arte presentes na Semana de Arte Moderna.
Cronologia:
FEVEREIRO:
Definição do tema do projeto.
Revisão bibliográfica: a Semana de Arte Moderna e o Projeto de Trabalho.
MARÇO:
Constituição dos temas e dos grupos de trabalho. Pesquisa dos temas.
ABRIL:
Redação dos textos.
MAIO:
Redação e revisão dos textos. Realização do Sarau, com apresentação de trabalhos dos alunos do TIG, de professores e demais alunos do curso de Letras, aberto à comunidade acadêmica, aos familiares e amigos dos alunos.
JUNHO:
Preparação das apresentações e do material necessário para realizá-las. Criação da revista e postagem dos textos. Apresentação dos trabalhos para a banca examinadora.
Os textos foram os seguintes:
1) "Projeto 'Comemorando os 90 anos da Semana de Arte Moderna no Uni-BH'"
2) "A polêmica Anita Malfatti e Monteiro Lobato: paranoia ou mistificação?
3)" Interseções entre a poesia e a pintura no Modernismo brasileiro"'
4) "As máscaras de Fernando Pessoa: breve estudo de um soneto em inglês"
5) Entrevista ao Prof. Mário Alex Rosa
6) Resenha sobre o livro A Semana de Arte Moderna, de Neide Rezende

Avaliação:
O projeto será avaliado continuamente ao longo de sua realização.
Professora Orientadora Anne Navarro - Centro Universitário de Belo Horizonte
Referências bibliográficas:                             
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 199 p.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho . Porto Alegre: Artmed Editora Ltda., 1998 150p.
REZENDE, Neide. A semana de arte moderna. São Paulo: Ática 1993. 80 p.



[1] São elas: Klaxon – mensário de arte moderna, com nove números publicados entre 1922 e 1923; Revista de Antropofagia, publicada entre 1928 e 1929; Estética, que teve três números de 1924 a 1925; A Revista, que durou de 1925 a 1926; A Festa, publicada a partir de 1927.

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